Ferramentas de Backup Free – Introdução e Veeam Free Edition

Introdução

Olá, pessoal!

Eu já falei bastante aqui sobre o Veeam e Vembu, mas existem diversas ferramentas no mercado para backup de ambiente virtualizado. Entretanto, conhecendo a nossa realidade brasileira, em muitos casos não há existe recurso para investimento em boas ferramentas de backup. O que faz com que aconteçam dois possíveis casos:

  • Não ter backup nenhum, o que é claramente um desastre;
  • Backups manuais com scripts improvisados que exigem alterações constantes;

Nenhuma das duas opções são viáveis. A primeira é bem clara, mas a segunda opção não me agrada nenhum pouco. O backup deve ser algo simples e a recuperação do seu backup deve ser mais simples ainda. No caso de um desastre a última coisa que você quer é ter que pensar no que alterar em um script para recuperar o ambiente.

Pensando nisso achei interessante criar uma série de posts sobre algumas ferramentas de mercado que possuem uma versão free. Isso pode ajudar nesses casos em que citei acima. Todas essas ferramentas possuem uma interface mais amigável e efetuam backups de formas mais inteligentes. Elas funcionam tanto para ESXi como para Hyper-V.

Lembrando sempre que no ESXi você deve utilizar uma versão licenciada. Em alguns casos até existe um suporte para versão free, mas é um caso a parte que pretendo cobrir em post no futuro.

Veeam Backup Free Edition

O Veeam possui uma versão free com algumas limitações. Entre elas, não é possível fazer o agendamento de backups e eles são todos backups fulls, não é possível gerar incrementais. Mesmo com essas limitações é uma ferramenta poderosa se você precisar efetuar uma migração de hardware físico, por exemplo. Ou ainda se o seu ambiente não for tão crítico, um ou dois backups por semana é melhor do que nenhum backup, certo? Eu destaco duas ótimas funcionalidades da versão free:

Veeam Zip – Gera um backup full da VM que pode ser usado para recuperar a VM inteiramente em caso de desastre.

Quick Migration – Migra uma VM de um host para outro com pouquíssimo tempo de queda. Muito bom para migração do host físico que hospeda as VMs.

Eu não vou entrar nos detalhes de como utilizar a ferramenta porque eu já falei em alguns posts, são eles:

Também fiz uma apresentação no vBrownBag Brasil no ano passando mostrando os recursos do Veeam Free ao vivo.

Para baixar o Veeam Free Edition CLIQUE AQUI.

Nas próximas semanas irei cobrir as demais alternativas free de alguns fornecedores de backup de ambiente virtualizado.

Até breve!

One Comment