Despromovendo Domain Controller do Active Directory

Olá, pessoal!

Continuando o artigo anterior, agora vamos despromover o DC Windows 2012 R2 e subir o nível funcional do domínio e da floresta.

Abrindo o “Server Manager” iremos escolher a opção “Remove Roles and Features”.

Iremos remover as features de “Active Directory Domain Services” e “DNS Server”. Lembrando que se esse for seu único DNS na rede você primeiro precisa alterar de alguma forma todos os serviços, workstations e servidores que estiverem usando apenas esse DNS para não ter problemas com resolução de nome na sua rede.

Ao clicar em “Remove Features” um erro será apresentado informando que precisamos primeiro despromover esse Domain Controller antes de remover as features. Clique em “Demote this domain controller”.

Um novo wizard será iniciado. Na primeira tela mantenha as opções padrões e clique em “Next”.

Marque a opção “Proceed with removal” para confirmar o processo e clique em “Next” para prosseguir.

Como iremos despromover o domain controller uma nova senha para o usuário administrador local do servidor deve ser definida. Digete uma nova senha e clique em “Next” para prosseguir.

Clique em “Demote” para iniciar o processo.

Durante o processo o servidor será reiniciado automaticamente. No ADUC (Active Directory Users and Computers) já é possível ver que o AD01 não é mais um Domain Controller do domínio.

Agora podemos remover as roles sem problemas.

Clique em Remove para prosseguir.

Agora podemos voltar no nosso Domain Controller Windows Server 2016 e subir o nível funcional da floresta e domínio. No “Active Directory Domains and Trusts” iremos escolher a opção “Raise Forest Functional Level” clicando com o botão direto do mouse.

Clique em “Raise”.

Clique em “OK” para confirmar o processo.

Clique em “OK” novamente apenas para confirmar que o processo foi feito com sucesso.

Agora tanto o domínio como o nível funcional da floresta são Windows Server 2016. Para verificar podemos rodar o comando no Powershell “Get-ADDomain” e “Get-ADForest”.

Com isso finalizamos o processo de migração do domínio para o Windows Server 2016.

2 Comments