Veeam B&R – Erro de Restore – The file cannot be accessed by the system

 

Olá, pessoal!

Hoje quero falar sobre um erro bem comum que pode acontecer durante o restore de arquivos de máquinas Windows.

 

Identificando o problema

 

Dependendo do ambiente, ao tentar fazer o restore com o File Level Restore o erro abaixo é apresentado ao tentar iniciar o restore de uma pasta ou arquivo:

 

Normalmente associamos isso com o arquivo estar corrompido ou até mesmo o backup, mas na verdade costuma ser bem mais simples do que isso.

Se prestarmos atenção, durante o início do restore já temos uma dica do que está acontecendo. A mensagem abaixo é apresentada durante a abertura do Backup Browser:

 

O Veeam reconheceu que a máquina de origem do backup possui um ou mais discos com a feature de Deduplication habilitada. Portanto, para fazer o restore de arquivos sem erros precisamos que o “Mount Server” também possua essa feature instalada.

Isso ocorre porque quando possuímos arquivos deduplicados com a feature do Windows o Mount Server não consegue ler o arquivo corretamente. Só conseguirá ler o arquivo se a feature for instalada nesse servidor também.

O Mount Server é um dos componentes do Veeam que é utilizado durante operações de restore para montar os discos do backup. Mias informações sobre o Mount Server e como ele funciona pode ser lido CLICANDO AQUI.

Podemos ver mais detalhes do erro no log do File Level Rerstore. Ele fica em “%userprofile%\appdata\Local\Veeam\Backup\FLRSessions\Windows”.

Ao abrir o arquivo veremos os discos que foram montados:

Clique para expandir

 

O Veeam já está indicando que o disco “E:” está com o atributo “Deduplicated”, então já é esperado que alguns arquivos estejam Deduplicados.

Em seguida escolho um arquivo qualquer e tento copiar para o Desktop. É quando recebemos o erro que o arquivo não pode ser acessado pelo sistema:

Clique para expandir

 

Nem sempre o erro irá acontecer. Alguns arquivos não estão deduplicados, então o Veeam consegue acessá-los e completar o restore:

Clique para expandir

 

Solução

 

Agora que sabemos o que está acontecendo, vamos a solução.

Primeiro precisamos identificar quem é o Mount Server do nosso repositório onde o backup está armazenado. Você pode averiguar isso entrando nas Propriedades do repositório e indo até a opção “Mount Server”:

 

No meu exemplo o “Mount Server” é o próprio servidor do Veeam, mas ele poderia ser qualquer outro servidor da sua rede, de preferência um que esteja na mesma rede do repositório.

Após identificar o Mount Server podemos fazer a instalação da feature de Deduplication no servidor. Não é necessário configurá-la, apenas instalar.

No “Server Manager” clique em “Add Roles and Features”:

 

Em “Server Roles”, escolha a opção “Data Deduplication”:

 

Em “Confirmation” clique em “Install” e aguarde pela instalação. Não será necessário reiniciar o servidor:

 

Após a instalação pode finalizar o Wizard:

 

Também é possível fazer a instalação usando o Powershell com o comando: Install-WindowsFeature -Name FS-Data-Deduplication


 

Após a instalação podemos iniciar o restore novamente. Vamos tentar fazer o restore do mesmo arquivo.

 

Dessa vez o arquivo foi restaurado com sucesso.

 

Compartilhe!