Novidades do Veeam v11

Watch Now our v11 Launch Event

 

Olá, pessoal!

Faz algum tempo que não posto, mas há algumas semanas foi lançado a nova versão do Veeam. Essa versão trouxe várias novidades significativas que eu gostaria de compartilhar com vocês aqui. São muitas novidades, mas tem algumas que são BEM especiais que gostaria de citar aqui:

 

Continuous Data Replication

 

Bem, quem me acompanha desde o começo sabe como essa funcionalidade era aguardada pelos usuários do Veeam. O Continuous Data Replication (CDP) permite a replicação de VMs de forma síncrona, ou seja, os dados são replicados a todo momento, sem interrupção e sem o uso de snapshots. O CDP é muito bom para cargas que não permitem perda de dados, como servidores de banco de dados ou Exchange Server, por exemplo.

Para isso funcionar, a Veeam utiliza o vSphere APIs for I/O (VAIO) da VMware, onde é possível replicar as operações de I/O que são executadas nos discos da VM de produção para a réplica.

Não satisfeita, a Veeam foi além e com essa réplica você ainda pode definir restore points para voltar a VM em um determinado momento do tempo utilizando o short-term ou long-term restore points.

Essa imagem resume bem como o Veeam CDP funciona:

Veeam Availability Suite v10: A Deeper Dive of What's New - ppt download

A funcionalidade do Veeam CDP está disponível apenas na versão Enterprise Plus do Veeam (licenciamento por socket) ou no Veeam Univesal License (licenciamento por instâncias).

Para maiores informações sobre o Veeam CDP CLIQUE AQUI.

Aguardem por posts demonstrando a configuração do Veeam CDP em breve! 🙂

 

Linux Immutable Repository

 

Parece que a moda dos ramsomware voltaram com força nos últimos meses. Tivemos várias notícias sobre novos ataques, incluindo alguns em grandes orgãos no Brasil. Então essa feature chega em um momento muito oportuno! Com o Linux Immutable Repository onde é possível criar um repositório em uma máquina Linux onde não é possível deletar ou modificar nenhum dado, protegendo o backup de também ser criptografado por um ataque ramsomware. Ou ainda protegendo daquele erro operacional que pode te custar o emprego!

A Veeam já utilizava a função de imutabilidade dos provedores de cloud como AWS e Azure, mas agora é possível utilizar isso em um repositório linux local. Ao criar o repositório você pode definir por quantos dias gostaria que os arquivos serão imutáveis:

Step 4. Configure Backup Repository Settings

Para mais informações sobre o funcionamento do Immutable Repository CLIQUE AQUI.

 

Performance

 

Acho que isso sim é o que vai fazer diferença no dia a dia dos usuários de Veeam. Janelas de backup sempre são complicadas, então quanto mais rápido o backup for executado melhor, certo? O Veeam sempre foi bem competente na velocidade de execução dos jobs se configurado da forma correta. Então seria difícil acreditar que dava para melhorar a performance dos jobs, mas o v11 é revolucionário nesse quesito. Várias melhorias foram feitas na engine do Veeam para que em alguns casos fosse possível DOBRAR a performance dos jobs.

O Christopher Glémot escreveu um post em seu blog explicando um pouco melhor o que foi alterado e com alguns exemplos:

Além disso, em nosso grupo do Telegram de Veeam, já recebemos feedbacks de uma melhora significativa no tempo de execução dos jobs após o upgrade pra v11. Por exemplo:

 

Isso foi o resultado sem alterar nada, apenas fazendo o upgrade e rodando os jobs.

Além desses exemplos que eu trouxe, houve mais novidades. Todas podem ser lidas no documento que a Veeam disponibiliza CLICANDO AQUI.

O Release Notes também está disponível, CLIQUE AQUI para baixar.

Como sempre, todos os detalhes de configuração, explicação e tudo que você precisa saber pode ser encontrado na doucmentação oficial CLICANDO AQUI.

O Veeam v11 já está disponível para download!

Compartilhe!