Veeam – Migrando o database de configuração para SQL Server externo

Olá, pessoal!

Durante a instalação do Veeam sempre temos a pergunta se vamos utilizar o SQL Express que já vem com o instalador do Veeam ou se temos um SQL Server separado para hospedar a database de configuração do Veeam. Para quem não tem conhecimento, essa database de configuração contém todas as informações de Jobs, sessões e histórico de execuções. Se por acaso perdermos o Veeam Backup Server podemos reinstalar o Veeam novamente e importar o backup do database e teremos todas as configurações de Jobs novamente, sem perder nada.

Em ambientes pequenos costumamos usar o próprio SQL Express que é instalado durante a instalação do Veeam, entretanto existem algumas limitações quando usamos o SQL Express:

  • Cada instância do SQL Express só pode usar até 1GB de memória;
  • Cada instância do SQL Express só pode usar até 4 cores;
  • As databases não podem exceder 10GB de tamanho.

A Veeam recomenda o uso do SQL Server Standard ou Enterprise se um dos casos abaixo for verdadeiro:

  • Se estiver protegendo mais de 500 VMS: se muitas VMs estiverem sendo processadas pelos Jobs a limitação de uso de memória e de CPU pode ser um problema;
  • Se existir muito uso de Jobs de fita: em Jobs de fita é criado o catálogo das fitas na database de configuração e o tamanho máximo de 10GB da database pode ser insuficiente;

Levando em consideração esses casos, demonstrarei um passo a passo onde migraremos a database de configuração do SQL Express para um SQL Server Enterprise externo.

Antes de começar, precisamos ter o backup da database configurado no Veeam porque vamos utilizar esse backup para criar a database no novo servidor e restaurar os dados. Portanto, não esqueça de configurá-lo em seu ambiente. CLIQUE AQUI para acessar um passo a passo na documentação da Veeam para entender melhor a configuração do backup do database.

No meu cenário eu já tenho o backup do dia de hoje:

Eu já tenho o servidor de SQL instalado e pronto para receber a base. No meu caso estou utilizando o SQL Server 2016. As versões suportadas podem ser verificadas AQUI. Em resumo são:

Para fazer a migração da database devemos utilizar o Veeam Backup Configuration Restore. É um aplicativo que fica na pasta de instalação do Veeam, normalmente em: C:\Program Files\Veeam\Backup and Replication\Backup. Esse aplicativo é responsável por coletar o backup e importar no novo SQL Server.

Ao abrir o wizard, escolheremos a opção “Migrate” para migrar a base de local.

Na próxima tela vamos escolher o arquivo de backup da configuração que vamos restaurar no novo servidor de SQL.

Na próxima tela teremos um resumo do conteúdo do backup da database.

Na próxima tela devemos escolher o nome da base, por padrão o Veeam sugere “VeeamBackup”. Devemos escolher também o servidor de SQL Server que irá hospedar a base.

Em “Authentication” devemos escolher o modo de autenticação que iremos usar para conectar no SQL Server. No meu exemplo estou utilizando o administrador do domínio, mas é recomendado termos uma conta própria para isso ou então utilizar um usuário do SQL Server.

Clique em “Connect” para conectar no SQL. Como a base não existe receberemos um aviso dizendo que a base será criada.

Na próxima tela podemos escolher o que queremos restaurar. Por padrão todas as opções já vêm selecionadas.

Clicando em “Restore” o processo será iniciado e receberemos um alerta avisando que os serviços do Veeam precisam ser parados para proceder com a migração.

Será mostrado o processo de migração na próxima tela.

Após finalizar, na próxima tela devemos clicar em “Start” para iniciar novamente os serviços do Veeam após a migração.

Ao finalizar teremos um “Summary” avisando que a migração ocorreu com sucesso, os serviços foram iniciados e que podemos abrir a console novamente.

Pronto! Agora temos a base de configuração do nosso Veeam Backup Server no SQL Server externo, removendo qualquer limitação que poderíamos encarar.

Até mais!

Compartilhe!