Vembu – Replicando VMs entre hosts ESXi

 

Olá, pessoal!

Continuando a série sobre o Vembu, irei demonstrar nesse post como criar réplicas de VMs em seu ambiente ESXi de um host para outro. É uma forma de garantir que você possua uma cópia de uma VM em caso de um desastre onde você perca completamente o host de origem. Dessa forma você garante que poderá restaurar o ambiente o mais rápido possível causando menor impacto ao negócio.

Nesse ambiente de lab que possuo eu tenho um vCenter com dois Data Centers: MTR (Matriz) e STB (Site Backup). No MTR eu possuo um cluster com três hosts que seria para simular minha produção. No Cluster STB eu possuo um único host que irá receber minhas réplicas.

 

 

O objetivo é criar uma replica da VM WKS01 para o host esx04. Imagine que esses dois data centers são locais geograficamente separados.

Ao logar na console do Vembu, vamos para a aba de “VM Replication”. Clique em “VM Replication” para iniciar o wizard de criação do job de réplica.

 

 

Na primeira tela iremos selecionar a(s) VM(s) que desejamos replicar. Assim como o job de backup, aqui também se aplica a exclusão de discos se achar necessário. Selecione as VMs e clique em “Next”.

 

 

No job de replica também se aplica as configurações de “Application Aware”. Selecione o que for necessário para o seu ambiente e clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela podemos selecionar o agendamento do nosso job. Selecione o que melhor se adeque ao seu ambiente e clique em “Next”.

 

 

Na próxima dela devemos escolher qual será o host de destino de nossa réplica, o datastore de destino, sufixo que será adicionado ao nome da VM e a quantos pontos de retenção deseja deixar na réplica. Cada ponto de retenção, na verdade, é um snapshot na réplica e um ponto que você pode voltar da VM quando for necessário. Escolha as melhores opções para o seu ambiente e clique em “Next”.

 

 

Na próxima tela podemos escolher em qual Port Group a VM deve ser conectada no host de destino. No meu ambiente eu tenho o mesmo Port Group com o mesmo nome em todos os ESXi. Configure da forma que for necessário para o seu ambiente e clique em “Next”.

 

 

Na próxima tela, se no seu site backup o endereçamento de rede for diferente do seu site principal, é possível alterá-lo nesse passo escolhendo a opção “Network Re-IP Mapping”.

 

 

Clique em “Add Rule” para criar uma nova regra de endereçamento IP.

 

 

Após criar as regras clique em “Save” e “Next” para prosseguir.

 

 

Por último defina um nome para o job de réplica, revise as configurações e clique em “Save Replication”. Se necessário você pode optar por marcar a opção “Run this job immediately after saving this configuration” para já iniciar o job no momento de sua criação.

 

 

Clicando na seta verde na coluna “Status” podemos acompanhar o andamento do job.

 

 

Após o job finalizar, podemos ver o resultado clicando no ícone da coluna “Reports”.

 

 

No vCenter já podemos ver que foi criado uma nova VM com o nome WKS01_Replica.

 

 

Verificando os snapshots, veremos que é um snapshot criado pelo Vembu. Para cada ponto de retenção, será criado um novo snapshot. Quando chegar ao número delimitado no job (nesse caso apenas 2) o mais antigo é deletado e teremos sempre dois pontos de retenção.

 

 

É isso, pessoal

Espero que o post possa ajudar quem pretende criar jobs de réplica utilizando o Vembu.

 

Post patrocinado pelo parceiro Vembu Technologies.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *