Vembu – Instalando o Vembu BDR Server 3.9

 

Olá, pessoal!

Começando uma série de artigos sobre o Vembu, hoje pretendo demonstrar a instalação do Vembu BDR Server. Para quem não conhece, a Vembu é uma solução de backup, replicação e disaster revocery que possibilita o backup e replicação de máquinas virtuais em um ambiente virtualizado com ESXi ou Hyper-V. Além disso, também possibilita o backup de máquinas físicas e outros tipos de worloads como o G Suite e Office 365. É possível baixar um trial de 30 dias do software clicando AQUI.

Antes de iniciar, o Vembu BDR Server suporta os seguintes sistemas operacionais:

  • Windows Server 2012 R2
  • Windows Server 2008 R2
  • Windows Server 2012
  • Windows Server 2016
  • Windows 10 (64 Bit)

Após concluir o download do instalador, iremos iniciar a instalação do software. Clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela aceite os termos do software e clique em “Next”.

 

 

Na próxima tela podemos manter as opções default de instalação, como local e portas, ou selecionar a opção “Let me customize the configurations”. Irei escolher essa opção para demonstrar a instalação com todas as opções disponíveis. Clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela podemos alterar o local de instalação do PostgreSQL, utilizado como banco de dados do Vembu. É possível alterar a porta de comunicação e o local de instalação. Efetue as alterações necessárias e clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela podemos alterar o local de instalação do Vembu BDR Server. Altere o local se for necessário e clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela podemo escolher o local do repositório criado pelo Vembu durante a instalação. No meu caso eu possui um drive D:\ no servidor e estou escolhendo essa unidade para criação da pasta do repositório. Também é possível escolher a segunda opção para utilizar share disponível na rede. Escolha a melhor opção para o seu ambiente e clique em “Next”.

 

 

Na próxima tela podemo escolher a porta de administração do Vembu e também o usuário e senha padrão para acessá-lo.

 

 

Clicando em “Advanced Port Configurations” é possível também alterar as portas de comunicação do VembuBDR com os clients, além da porta de acesso via https. Após alterar as portas da melhor forma para o seu ambiente clique em “OK” e “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela só temos que confirmar o que será instalado e clique em “Next” para iniciar a instalação.

 

 

Aguarde a finalização da instalação.

 

 

Clique em “Finish” para iniciar o Vembu BDR Server e abrir a console.

 

 

Ao logar pela primeira vez, será solicitado que escolhemos o time zone do Vembu BDR Server. Escolha o time zone e clique em “Save”.

 

 

Na próxima tela devemos escolher um ID para identificar esse servidor. A Vembu recomenda que seja utilizado o FQDN da máquina onde ele foi instalado. Clique em “Update” para prosseguir.

 

 

Pronto, o Vembu BDR Server estará funcional e pronto para criação de backups e replicações do seu ambiente.

 

 

Até mais, pessoal!

 

Post patrocinado pelo parceiro Vembu Technologies.