Vembu – Criando backups de VMs no ESXi

 

Olá, pessoal.

Após a instalação do Vembu BDR Server, agora irei demonstrar como adicionar seu vCenter ou host ESXi na console do Vembu e criar seu primeiro job de backup.

Então, acesse a console do Vembu pelo endereço: http://nomedoservidor:6060 e efetue login com as credenciais administrativas definidas durante a instalação.

 

 

Ao logar na console, clique em “Backup” e “VMware vShere” para adicionarmos nosso vCenter no Vembu BDR Server.

 

 

Clique em “Add VMware vSphere Server” e entre com as credenciais do seu vCenter ou host standalone que você possua em seu ambiente e clique em “Save”.

 

 

Após ser adicionado já podemos iniciar a criação de um job de backup clicando em “Backup”.

 

 

Na primeira tela devemos selecionar a(s) VM(s) que queremos adicionar ao job. No meu caso eu adicionei meu vCenter, então posso navegar pelos clusters que possuo e selecionar uma VM específica.

 

 

Ainda nessa tela, podemos clicar em “VM(s)/Disk(s) Exclusion se desejamos fazer backup apenas de um disco específico. Clique em “Select VM(s)” para selecionar uma VM que gostaria de excluir algum disco.

 

 

E escolha se deseja fazer o backup apenas do disco do sistema operacional ou se deseja escolher um disco específico.

 

 

No meu caso não irei excluir nenhum disco, quero fazer o backup da VM inteira. Após escolher a melhor configuração para o seu ambiente clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Se a VM que você está fazendo backup é um banco de dados, Exchange ou qualquer outra aplicação que é necessário alguma preparação do software para iniciar um backup você pode selecionar a opção “Application Aware Process” para preparar o ambiente para o backup. É possível ainda escolher a opção “Truncate the transaction logs” em caso de banco de dados para processar os logs após o backup.

 

 

Caso escolha a opção de Application Aware Settings, é necessário informar um usuário que tenha permissão administrativa na VM que está fazendo o backup para que seja possível executar as ações necessárias para preparar a VM para o backup, seja trucando logs ou o que mais for necessário. Após adicionar as credenciais clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela devemos escolher o agendamento de nosso job.

 

 

E também se queremos que seja criado novos backups full periodicamente. Por padrão o primeiro backup do Vembu será sempre full e os próximos incrementais.

 

 

Escolha as opções que melhor se adequam ao seu ambiente e clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Na próxima tela devemos escolher como será a retenção de nosso job. Escolhendo “Basic Retention” é possível escolher quantos arquivos incrementais queremos reter do nosso job.

 

 

Escolhendo “Advanced Retention” é possível escolher uma retenção avançada usando a metodologia GFS (Grandfather-Father-Son).

 

 

Para melhor entendimento sobre as políticas de retenção disponíveis no Vembu CLIQUE AQUI.

Em “Storage Repository” podemos escolher nosso respositório. Se você criou um repositório durante a instalação ele já estará disponível aqui.

 

 

Se necessário também é possível definir uma senha para criptografar seus backups garantindo maior segurança. Para isso marque “Enable Encryption” e clique em “Add Password”.

 

 

Digite a senha e escreva uma dica caso seja necessário. Clique em “Save”.

 

 

Após selecionar todas as configurações necessárias clique em “Next”.

 

 

Na próxima tela escolha o nome do job e revise as configurações. Clique em “Save the backup” para finalizar.

 

 

Se for necessário iniciar o backup imediatamente clique em “Run Now” para iniciar.

 

 

Após iniciar, clique na seta verde na coluna “Status” para acompanhar em detalhes o backup.

 

 

Após o job finalizar, clicando em “Reports” podemos verificar que o backup foi concluído com sucesso.

 

 

É isso, pessoal.

No próximo post da série irei mostrar como fazer restore a nível de arquivo com o Vembu.

 

Post patrocinado pelo parceiro Vembu Technologies.

 

2 Comments