Vembu – Backup de máquinas físicas

 

Olá, pessoal.

Continuando a série sobre o Vembu, com ele é possível também fazer backup de máquinas físicas. Com a instalação de um agente na estação é possível fazer backups full e incrementais e ter as opções de restore como se fosse uma máquina virtual, facilitando o backup de ambientes legados onde não foi possível virtualizar.

Antes de iniciar, é necessário se atentar a alguns pré-requisitos para instalação do Vembu Integration Service, responsável por executar o backup e se comunicar com o Vembu BDR Server:

 

  • O serviço do Vembu Server BDR deve estar rodando com uma conta que possui acesso administrativo nas estações que deseja fazer o backup.
  • O serviço Remote Registry deve ser iniciado na estação.
  • O serviço Windows Remote Management deve ser iniciado na estação.
  • Habilitar o Powershell Remoting (siga esse KB da Vembu)

 

Após efetuar esses procedimentos podemos ir até a seção de backup, clicar em “Microsoft Windows” e depois em “Add Microsoft Windows Host”. Preencha com as informações necessárias e clique em “Save”. O usuário deve ter acesso administrativo na máquina onde o Vembu Integration Services será instalado.

 

 

Após alguns minutos a máquina será adicionada com sucesso.

 

 

Para criarmos o backup, assim como das outras vezes clique em “Backup” na estação. Logo na primeira tela seremos informados que é necessário instalar o Vembu ImageBackup Driver na estação de destino para criarmos o nosso job. A instalação desse componente é necessário para que o Vembu consiga criar a imagem da estação e utilizar o CBT para criação de backups incrementais. Clique em “Click to install Drivers” para iniciar a instalação. A estação de destino será reiniciada após a instalação.

 

 

Após a instalação podemos voltar a seção para criação do backup. Em “Choose disk(s)/driver(s) podemos escolher quais unidades queremos adicionar ao backup. No meu caso quero adicionar todas as unidades para ter um backup da máquina inteira. Clique em “Next” para prosseguir.

 

 

Podemos escolher as opções de “Applicaton Aware” se for existir alguma aplicação nessa máquina que seja necessário preparar para o backup. Escolhas as opções que melhor se adequam ao seu ambiente e clique em “Next”.

 

 

Na próxima tela podemos escolher as opções de agendamento do job.

 

 

E também se queremos executar backups full adicionais.

 

 

Na próxima tela devemos definir os pontos de retenção para esse job.

 

 

E também em qual repositório vamos armazenar o backup e se queremos que esse backup seja criptografado.

 

 

Por último, dê um nome para o job, revise as opções escolhidas e clique em “Save the backup”.

 

 

Clicando na seta verde em “Report” podemos acompanhar o andamento do job.

 

 

Aguarde a finalização do job.

 

 

Após finalizar, podemos clicar no ícone da coluna “Reports” para verificar o resultado do backup.

 

 

É isso, pessoal!

 

Post patrocinado pelo parceiro Vembu Technologies.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *