Review – Livro IT Architect Series: The Journey

 

Olá, pessoal!

Hoje quero falar sobre um assunto um pouco diferente. Ano passado, durante o VMworld 2017, a Melissa Palmer lançou o livro IT Architect Series: The Journey. Essa série de livros fala sobre Arquitetura de TI no mundo de infraestrutura. Esse é um tema que não é fácil achar conteúdo teórico, muitas vezes você acha posts sobre o assunto em blogs diversos, mas nada bem estruturado, com foco em teoria e com uma leitura mais simples. O IT Architect Series surgiu com essa ideia de consolidar temas teóricos da Arquitetura de TI sem focar necessariamente em uma tecnologia específica.
Já foram lançados três livros, são eles:

Pois bem, no VMWorld eu ganhei uma cópia autografada do terceiro livro da série escrito pela Melissa. A Melissa é uma pessoa que sigo no twitter há algum tempo e já a conhecia devido ao seu blog, vMiss.net, e o Virtua Design Master. É uma pessoa com um conhecimento incrível em Infraestrutura e que a pouco tempo alcançou a certificação máxima da VMware, o VCDX.
Só tive a oportunidade de ler o livro do começo ao fim nesse mês e que delícia de livro. Ele trata sobre “A Jornada” para se tornar um Arquiteto de TI onde a Melissa detalha os passos de sua própria carreira até os dias de hoje. Apesar de ter conteúdo técnico o livro é muito mais sobre dicas de como encarar diversos desafios que podem aparecer em sua carreira, independente se você deseja se tornar um Arquiteto de TI ou não.

Durante o livro a Melissa detalha a jornada em dois grandes blocos:

  • Architectural Building Blocks

Nesse bloco ela descreve como algumas habilidades fora da questão técnica ajudam a se tornar um arquiteto e melhor profissional. Desde como entender as necessidades do seu cliente em um projeto até como se apresentar ao público em palestras e como se comunicar na escrita.

É uma seção bem interessante porque muitas dessas habilidades passam despercebidas para pessoas mais técnicas e me mostrou como posso melhorar em diversos pontos para me tornar um profissional melhor.

  • Infrastructure Areas of Expertise

Nesse bloco ela descreve as áreas dentro da Infraestrutura de TI que devemos conhecer para se tornar um Arquiteto de TI. Passando por redes até backup e alta disponibilidade e como cada uma dessas áreas podem afetar o dia a dia em seu trabalho, independente de almejar um dia ser um arquiteto ou não. Além disso, como é uma seção mais técnica temos exemplos de casos que ela viveu e como superou desafios em áreas que ela não tinha tanta afinidade tecnicamente.

Ela também comenta como certificações podem te ajudar em sua jornada e como percorrer esse caminho. Não apenas sobre certificações, mas ela comenta muito sobre as “Community Colleages” do EUA, não é nossa realidade no Brasil, mas é interessante saber como isso é usado e se podemos tirar algum proveito de alguma forma.

Por último ela demonstra como esses blocos se completam e como tirar proveito de todo o conhecimento que você irá adquirir em sua jornada. Apesar de ser um livro teórico na maior parte do tempo é sempre escrito pela visão da Melissa e pela sua experiência de vida, sempre dando exemplos do que ela viveu em todos esses anos e como foi o trajeto até conseguir a certificação VCDX.

O livro está disponível apenas em inglês, mas não é uma leitura difícil porque é sempre narrado em primeira pessoa com a Melissa descrevendo suas experiências durante a jornada. Recomendo demais não apenas para quem almeja uma carreira de Arquiteto de TI, mas sim pra qualquer profissional de infraestrutura.

O livro pode ser adquirido pelo site oficial AQUI.

E ele está em promoção essa semana com 20% de desconto, detalhes no Twitter oficial do livro.

 

One Comment